MontanhaAventura


Viagens    Montanha    Voar    Projetos    Equipamentos    Contato    Voltar    Home

 

Uma de minhas grandes paixões, as montanhas.

Muitos consideram escalar um esporte perigoso, nada mais que isso. Mas para mim não é nem ao menos um esporte. É uma forma de viver.

Escalar uma montanha é como vencer um desafio pessoal, tanto físico como mental. E muitas vezes o último é o mais difícil, pois para isso temos que vencer nossos medos e nossas limitações.

A vida em nossa sociedade moderna é extremamente opressiva e massificante, somos forçados a agir como todos os outros, a nos comportarmos de maneira aceitável (ou somos punidos). Mas isso tudo não é somente uma máscara? Ao ir para as montanhas (ou em qualquer ambiente um pouco mais selvagem), começamos a descobrir quem realmente somos. Às vezes isso é um pouco apavorante, pois vemos que não somos pessoas tão boazinhas e altruístas assim, quando somos defrontados com alguma situação difícil. Não são raros os casos de grandes expedições, cujos membros eram amigos antes da viagem, que acabam em fracasso unicamente porque as pessoas se descobrem diferentes do que achavam ser.

Apesar de doloroso, esse processo de auto-conhecimento é, para mim, essencial, pois permite que eu me enfrente e possa aprender um pouco mais. Sob esse ponto de vista, escalar uma montanha é sagrado, um momento de aprendizado e melhoramento pessoal. Como deveriam ser todos nossos momentos em vida.